26 de outubro de 2011

Dieta Montignac

 Fiz esta dieta há uns anos, e realmente resultou, simplesmente porque comia de tudo (excepto os alimentos desaconselhados), mas conjugava os alimentos conforme a informação da dieta, na altura emprestaram-me o livro, que achei muito interessante e que começou a ser uma bíblia da cozinha... acabando por o comprar... 
O problema foi o mesmo de sempre... começa a fase de trabalho mais apertada... as saídas tardias... a falta de tempo para cozinhar como deve de ser... e volta-se ao mesmo :(
Para quem não leu ou não conhece eu recomendo mesmo este Livro, porque a forma como é explicada a acção dos alimentos no nosso organismo é fantástica... Já alguém pensou em comer um cubo de chocolate preto enquanto está de dieta??? pois quando eu fiz esta dieta comia... e sabem que  mais.... sabia-me muito bem... e as furias dissipavam-se, por isso, vou tirar o livro da gaveta e voltar a cozinhar nesses termos... e assim todas em casa faremos dieta... não é que estejam gordos, mas se comerem uma refeição por dia nesses termos não lhes fará mal nehum ;) e a coisa que eu mais desejo é que a minha filha não fique como eu... mas tem a barriguita igual à que o pai tinha em criança!!! porque sendo a mãe gorda... nunca teve uma barriga  demasiado grande...cá comigo é mais ancas cu e coxas!!!


Resumo da dieta


Esta dieta foi desenvolvida pelo médico francês Michel Montignac, a quem deve o seu nome. Montignac tornou esta dieta célebre em 1992, baseando-se na teoria de que a glucose é pouco recomendável e que deve ser evitada na alimentação.
Segundo Montignac, as dietas à base de redução de calorias são um erro, porque o corte que ocorre com este tipo de dieta é apenas temporário. Ao mesmo tempo, diz Montignac, a tendência é recuperar o peso, notando-se muitas vezes um aumento em relação ao peso inicial, originando desequilíbrios metabólicos e criando frustração.

Esta dieta permite comer de tudo com a condição de não misturar determinados alimentos que, segundo Montignac, fazem com que as gorduras se acumulem no corpo. Para o nutricionista, a gordura corporal é provocada acima de tudo pelos “maus” hábitos alimentares: é suficiente portanto adaptá-los a uma nova metodologia para se perder peso e aumentar a disposição física e intelectual.
O método Montignac consiste na reorganização dos hábitos alimentares rompendo com conceitos erróneos tradicionais (quantidade calórica dos alimentos). É um método saudável e não agressivo de emagrecimento sustentável, dividido em duas fases (emagrecimento e manutenção do peso) sem efeitos colaterais ou agressões ao organismo.
A dieta Montignac divide os alimentos em:
  • Proteínas e lípidos:
    Não têm índice glicémico logo não levam à secreção de insulina, no entanto em excesso e de acordo com o tipo de proteína e lípidos ingeridos pode levar a arterosclerose (placas de gordura que se formam nas artérias e quando entopem causam enfartes ou AVC) e doenças renais. As proteínas devem provir preferencialmente do salmão, sardinhas, atum, ovos, soja, galinha, frango e peru e a gordura pode ser azeite, óleo de girassol, nozes, amêndoas.
  • Alimentos de muito baixo Índice Glicémico (ajudam na perda de peso):
    Couve, couve-flor, brócolos, curgetes, beringelas, espinafres, maçãs, peras, pêssegos, laranjas, frutos vermelhos, lentilhas, arroz integral, feijão, ervilhas, grão.
  • Alimentos de baixo IG (entravam aumento de peso):
    Batata-doce, arroz integral, arroz basmatti, massas integrais, pão integral, kiwis, uvas, iogurte natural, chocolate preto.
  • Alimentos de IG elevado (favorecem o aumento de peso): massas brancas, passas, milho, geleias.
  • Alimentos de IG muito elevado (levam ao aumento de peso):
    Pão branco, arroz branco, batatas, milho cozinhado, cenoura cozinhada, bolos, chocolate de leite, melão, melancia e banana, abóbora, bolachas, iogurte com açúcar. Basicamente, a regra é: quanto mais branco pior e isto aplica-se a pão, cereais e massas.
Regras da dieta
  1. Não misturar alimentos do grupo l (proteínas – carne, peixe) com alimentos do grupo 2 (hidratos de carbono – massa, batata, arroz);
  2. Consumir de preferência peixe (gorduroso) e aves (cozidas sem pele), em vez das carnes vermelhas;
  3. Não comer leguminosas juntamente com proteínas;
  4. Suprimir todos os alimentos contendo doses elevadas de hidratos de carbono que tenham um potencial nutricional negativo (índice glicémico elevado);
  5. Privilegiar os hidratos de carbono que tenham um potencial nutricional positivo e susceptível de favorecer a perda de peso;
  6. Suprimir as “más” gorduras, privilegiando as “boas” gorduras – alimentos como manteiga, banha, molhos, carnes vermelhas, margarina, amendoins, coco, queijo, natas, leite gordo estão interditos nesta dieta;
  7. No início da dieta, evitar frutos secos e gorduras;
  8. Limitar o consumo de açúcar, farinha, pão, batatas, cenouras, frutos secos, milho e álcool;
  9. A fruta deve ser comida sempre antes da refeição e nunca como sobremesa;
  10. Suprimir as cozeduras em alta temperatura e especialmente as frituras a mais de 180º C (particularmente com manteiga e margarinas). Embora esta dieta permita fritos (com moderação), deve sempre preferir-se os alimentos cozidos, grelhados assados ou ao vapor.
DIETA TIPO
As orientações propostas são apenas exemplos, sugestões que podem ser alteradas sempre dentro dos princípios do método Montignac.
  • Ao acordar:
    Frutas frescas, de preferência com a casca. Tome um sumo de frutas frescas (limão, lima, laranja, tangerina, etc), sem açúcar e espremido no momento para evitar a perda das vitaminas.
    Os sumos de frutas em garrafas ou em caixas, mesmo que sejam 100% naturais e sem adição de açúcar, não têm qualquer valor nutricional.
    Espere 15 a 20 minutos antes de tomar o pequeno-almoço (aproveite para fazer alguma actividade).
  • Pequeno-almoço
    Salada de frutas e cereais
  • Almoço
    Verduras e proteínas (peixe ou carne) sem farinhas, pão, fécula, massa ou fruta.
  • Jantar
    Verduras, leguminosas e poucas proteínas.
    O jantar é a refeição que deve ser a mais leve, mas que infelizmente e por razões sociais, é frequentemente a mais pesada.
    As gorduras devem ser eliminadas do jantar já que são muito difíceis de expulsar, dado que processo de absorção dos alimentos é particularmente activo durante a noite. Uma mesma quantidade de gordura (qualquer que seja sua natureza) consumida durante a primeira parte do dia tem menos hipótese de ser absorvida no corpo do que quando ingerida durante a noite.
  • Entre as refeições
    Fruta, queijo, verduras cruas, cereais, infusões, bebidas dietéticas e muita água.
Vantagens da dieta
Esta é uma dieta que se adapta na perfeição às pessoas que comem muitas vezes fora de casa. Dá a sensação de saciedade e, por não ser demasiado restritiva, não dá a ideia de se estar de dieta.
Inconvenientes
Não é aconselhável para pessoas com níveis de colesterol elevados e problemas cardiovasculares.
Duração da dieta: 1 mês, seguido de dieta de manutenção
Peso perdido: cerca de 1,5 kg por semana
 

4 comentários:

  1. lha lááááá, já te tinha perguntado isto... ATÃO A MALTA NÃO PODE POR ABÓBORA NA SOPA??? TÁ MAAAAAL

    ResponderExcluir
  2. Tens de ver qual a abóbora que usas, eu na sopa só uso a que nós aqui chamamos de abóbora moganga, que não é doce, contrariamente à abóbora menina que terá um IG muito mais elevado

    ResponderExcluir
  3. tenho de ir googlar sobre abóboras
    às vezes tenho umas com a polpa quase brancas e ontem a sogra mandou-me uma de polpa bem laranja. Mas não sei o nome das ditas :D bjufa

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais doces maior o IG, as de polpa mais clara têm < IG

    As courgetes tb são abóboras!!!

    ResponderExcluir